Qual a importância da testosterona na fertilidade masculina?

importancia-testosterona-fertilidade

Saber qual a importância da testosterona para o homem é um assunto que muitas vezes gera dúvidas. 

Afinal, tem relação direta com a masculinidade e a fertilidade.

Por isso, a testosterona influencia em diversos fatores do homem, e tem total importância quando a relacionamos com a fertilidade masculina

Afinal, ela é a responsável pela produção de espermatozoides.

Mas isso não significa que se possa consumir a testosterona em excesso, porque isso pode causar um efeito contrário e um desequilíbrio no organismo.

Nesse caso os testículos masculinos ao receberem uma dose maior do que a necessária, do hormônio, eles podem deixar de produzir o sêmen ou espermatozóides.

Portanto, homens precisam sim da testosterona, porém na medida certa. 

Nem estar com baixa testosterona, nem acima do padrão.

Pensando nisso, esse artigo vai abordar a importância da testosterona para que você entenda cada vez mais sobre o assunto.

 

Leia o artigo sobre: Testosterona total baixa – Qual o nível ideal

 

 

nivel-testosterona-homem

Nível da testosterona no homem

Agora que você já sabe que a testosterona não pode ser consumida em excesso, confira quais são os valores ideais do hormônio no homem.

Primeiro para identificar os níveis da testosterona um médico especialista pede um simples exame de sangue, a partir disso pode indicar a necessidade ou não da reposição hormonal.

Ainda assim os níveis de testosterona que circulam na corrente sanguínea podem variar de homem para homem devido a fatores como a idade, por exemplo.

Sendo que quanto menor a idade mais testosterona serão encontrados. 

Mas em média o nível ideal de testosterona é de 300 a 900 nanogramas. 

Além do exame de sangue outros fatores precisam ser analisados para que se possa indicar o uso da suplementação de testosterona, como por exemplo:

  • Obesidade;
  • Estresse;
  • Drogas, álcool e tabagismo;
  • Doenças como a depressão e a diabetes;
  • Medicamentos em excesso.

E com uma vida mais saudável, uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos muitas vez não há a necessidade da reposição hormonal.

Contudo, dada a importância da testosterona, sempre é bom acompanhar seus níveis.

 

Leia o artigo sobre: Implante hormonal subcutâneo de testosterona é eficiente?

 

 

acao-testosterona

Qual a ação da testosterona?

Além da importância da testosterona na fertilidade masculina, seja na produção dos espermatozoides ou do sêmen sua maior função é dar equilíbrio ao organismo masculino.

Mesmo porque esse é o principal hormônio do homem e atua diretamente em diversas partes do corpo influenciando tanto na saúde mental como física e sexual.

Além disso a testosterona atua no desenvolvimento dos testículos e próstata e faz com que o homem ganhe massa muscular e o crescimento dos pelos do corpo. 

O hormônio ainda tem ação direta no cérebro e nas motivações diárias, nos ossos, nos músculos do corpo e no desejo sexual.

 

Leia o artigo sobre: Testosterona baixa no Homem – para minha idade está boa?

 

conclusao-testosterona-importancia

Conclusão

Ao entender todas as ações da testosterona, seja para a fertilidade ou outras funções no corpo, percebemos que para que o homem tenha uma saúde em equilíbrio, a presença da testosterona é indispensável. 

Contudo, seu excesso pode ser prejudicial ao homem, e por isso somente um médico pode indicar a ingestão de um suplemento hormonal, por exemplo.

Além da reposição através de técnicas e medicamentos, alguns alimentos são ricos em substâncias que auxiliam na produção natural do hormônio. 

Alimentos ricos em Zinco, e vitaminas A e D. 

Alguns exemplos são: melancia, tomate, salmão, couve-flor, entre outros.

Se gostou desse artigo, compartilhe em suas redes sociais.

Nos ajude a difundir cada vez mais conteúdos relacionados às doenças do homem moderno.

Sobre mim ...

Entusiasta sobre a Saúde do Homem, Nutrição e Esporte, afim de trazer informação relevante sobre qualidade de vida para o Homem maduro.

Nosso foco ...

Separe um tempo para se informar sobre algumas doenças que podem surgir no decorrer da sua vida, principalmente as que envolvem a sua libido e o seu prazer sexual.
Falar sobre esses temas faz parte do nosso foco, e queremos ajudar o maior numero de homens que, por vergonha, evitam querer se expor e perdem a oportunidade de conhecer sobre essas doenças e se cuidarem.
Estamos aqui para isso, ajudando e tratando de certa forma para que a sua saúde possa ser plena e controlada. Blog sobre Saúde do Homem!

Artigos Recentes

Me siga no Facebook

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Não fazemos SPAM fique tranquilo!

error: Content is protected !!